Início Contato  
O que é APV
História
Modalidades
Galeria de Fotos
Vídeos
Campeonatos
Cursos
Arbitragens
Eventos Esportivos
Terceira Idade
Contato
TROFÉUS RENOVAR
wwwtrofeusrenovar.com.br

Sindi Clube
www.sindiclubesp.com.br

FUPE
www.fupe.com.br

FEDERAÇÃO PAULISTA DE VOLEIBOL MASTER
www.fpvmaster.com.br

 
 
   
 

Campeonato » TORNEIO ESCOLAR E CLUBES SUB 14 E 16

 
   
 
 
Informações
Inscrição
Regulamento
 

Regulamento

 

TORNEIO INTEGRAÇÃO – VOLEIBOL ESCOLAR E CLUBES INTERNACIONAL


SUB-14 e SUB-16


REGULAMENTO GERAL


 



I - DO OBJETIVO:


Art. 1º Oferecer aos alunos e atletas de várias regiões do Brasil e do exterior, oportunidades para a prática esportiva, sobretudo a coletiva, no sentido de educar para o exercício de valores éticos universais da convivência humana, do respeito mútuo, da amizade, do trabalho em equipe, da disciplina e companheirismo, bem como, oportunizar o desenvolvimento da auto-estima. 
II - DA PROMOÇÃO, ORGANIZAÇÃO E APOIO:


Art. 2º O Torneio Integração - Voleibol Escolar e Clubes Internacional é uma realização da Prefeitura Municipal de Águas de São Pedro através de sua Coordenadoria de Esportes.


Organização: LF&Sports e APV Arbitragens e Eventos Esportivos Coordenação Geral: Profs.  Lourival Faria e Edgar Gravalos.


III DA PARTICIPAÇÃO:


Art. 3º Poderão participar do Torneio Integração alunos matriculados e cursando em Escolas de Ensino Fundamental e Médio, Escolas de Voleibol e clubes  do Brasil e do Exterior.
 categorias: ESCOLAR E CLUBES EM SEPARADO
Gênero -
Masculino e Feminino


Categorias Sub-14 e Sub-16


§ 1º - Permitir-se-á tão somente, participação de até dois alunos federados por equipe.


§ 2º - Considerar-se-á federado o aluno registrado como tal no ano de 2011.


§ 3º  Não haverá nenhuma restrição, aos atletas participantes de qualquer outro Campeonato.


§ 4º  Para que uma categoria seja realizada exige-se um número mínimo de quatro equipes inscritas.


IV  DA INSCRIÇÃO:


Art. O período de inscrições será de 08 de Junho até 30 de Agosto de 2011. Vagas Limitadas!


Art. 5º As equipes poderão inscrever no mínimo 10 e no máximo 12 atletas. A Comissão Técnica poderá ser composta de até 3 (três) pessoas, técnico, auxiliar técnico, médico ou fisioterapeuta.


Parágrafo único:  Os técnicos dirigentes de equipes, obrigatoriamente, deverão apresentar junto da credencial sua carteira do CREF na sua forma original e dentro do período de validade.


Art. 6º Um mesmo atleta só poderá ser inscrito por uma única Entidade Escolar e esta será responsável pela idoneidade dos documentos apresentados.


Art.7º As inscrições deverão ser feitas em formulário próprio para esse fim, e será fornecido pela organização do evento.


 Art.8º Somente depois de formalizados todos os procedimentos para a inscrição e os pagamentos da Taxa de Inscrição e  reservas de hospedagem terem sidos efetuados no seu total, é que a equipe será considerada INSCRITA.


Art. 9º A Relação Nominal constando nomes, datas de nascimento e RG de todos os atletas e comissão técnica, deverá ser enviada devidamente preenchida por e-mail à Coordenação Geral até o dia 20 de Setembro de 2011. Findo este prazo, não será, permitido incluir mais nenhum nome de atleta na Relação Nominal.


Art.10 Para fins de comprovante de identidade serão aceitos somente o RG original sem rasura, CNH, Conselhos Federais ou Passaporte com o prazo de validade em vigor.


V  DAS DISPOSIÇÕES TÉCNICAS: 


Art.11 As regras do jogo serão as adotadas pela Entidade Internacional Dirigente do Voleibol, mais as normas contidas neste Regulamento e decisões oficializadas no Congresso Técnico da Competição.


Art.12 As partidas serão disputadas em melhor de 2 (dois) sets, de 25 pontos com uma diferença de 2 (dois) pontos de vantagem. (Dois Sets ganhos) No sistema de pontos por rally.


Parágrafo único: O 3º set, caso haja a necessidade, será disputado no sistema “tie-breaker” (finalizando no 15º ponto com uma diferença de dois pontos de vantagem para ganhar o set, seguindo as regras adotadas pela CBV).


Art.13 A bola oficial desta competição será a da marca Penalty Pró 6.0.


Parágrafo único: Não serão fornecidas bolas para aquecimento. Cada equipe deverá ter suas próprias bolas para esse fim. 


Art.14 A altura da rede será a oficial.


 



















CATEGORIA SUB-14


CATEGORIA SUB-16


 


 


Feminino, 2,16m


Feminino, 2,20m


 


 


Masculino 2,30m


Masculino 2,35m


 


 


 


 


Art.15 As equipes deverão se apresentar uniformizadas para os jogos, com camisas, bermudas ou shorts iguais, exceção apenas para o Líbero, devendo cada atleta estar identificado por um número, não podendo haver número repetido.


Parágrafo único: O número deve ser colocado no centro das camisas, tanto na frente, quanto nas costas


Art. 16 Caso seja notada qualquer irregularidade, referente à uniformização, antes ou durante a partida, o árbitro, deve solicitar ao técnico a regularização do mesmo. Se não houver condições de troca de uniforme, o atleta não poderá ficar acompanhando a equipe e deverá ficar fora da área de jogo, não será permitida a improvisação de números (tipo colagem de fitas para formar o número na(s) camisa(s).


Art. 17 Haverá tolerância de 10 minutos, apenas para o primeiro jogo da rodada.


§ 1º - Vencido este prazo, a equipe que não comparecer será dado como perdedora por WO.


§ 2º - Será considerada perdedora por WO a equipe que se apresentar para jogar com menos de (06) seis atletas.


§ 3º - No caso das duas equipes estarem com menos de (6) seis atletas cada uma, ambas serão consideradas perdedoras por WO. 


Art.18 A relação dos atletas que irão participar do jogo, bem como, os documentos de identidade, deverão ser entregues ao delegado da partida 20 minutos antes do jogo. 


 


Art.19 Só poderão permanecer no recinto da partida as pessoas credenciadas e identificadas pela equipe de arbitragem.


Parágrafo único: O profissional de Educação Física, identificado na Relação Nominal da equipe, como técnico, deverá apresentar o registro no CREF, na sua forma original e dentro do prazo de validade.


Art.20 Após o preenchimento da súmula, em conformidade com a relação de atletas e integrantes do banco, não será permitida nenhuma modificação na mesma.


Art.21 A contagem de pontos para fins de classificação será a seguinte:


 


Vitória ................................ 02 pontos.                         


Derrota............................... 01 ponto.                                                                                        


Não comparecimento............ 00 ponto.                                                                                     


Art. 22 A classificação ou desempate, entre duas ou mais equipes, obedecerá ao seguinte critério, pela ordem:


§ 1º - Set average.
§ 2º - Pontos average.
§ 3º - Confronto direto entre as equipes empatadas.
§ 4º - Sorteio (cujas normas de realização serão definidas pelo Comitê organizador).


VI - DO SISTEMA DE DISPUTA:


Art. 23 Na primeira fase, as equipes serão distribuídas em grupos distintos pela ordem de inscrição onde jogarão entre si dentro do próprio grupo, em sistema de rodízio simples (turno único) para apurar a ordem de classificação de cada grupo. 


§ 1º - Caso uma mesma escola inscreva duas equipes na mesma categoria, uma delas passará automaticamente para o grupo seguinte, evitando-se assim, o confronto. Este parágrafo aplica-se apenas e exclusivamente na primeira fase do torneio.


§ 2º - Na segunda fase, as equipes disputarão através de uma Eliminatória Simples, o título de Campeã, Vice Campeã e 3ª Colocadas de cada categoria.


§ 3º - O critério de distribuição das equipes nas chaves será feito conforme o estabelecido no Regulamento específico da categoria.


§ 4º - A tabela geral dos jogos será entregue na solenidade de abertura.


VII - DA PREMIAÇÃO:


Art.24 Será premiada com um troféu, a equipe campeã, a vice-campeã e a 3ª colocada na competição, dentro da sua categoria.


Art.25 Serão premiadas com medalhas douradas, prateadas e bronzeadas, respectivamente, os atletas que se sagrarem campeões,


Vice-campeões, 3ª e 4ª colocadas na competição, dentro da sua categoria.


VIII - DO CERIMONIAL DE ABERTURA E ENCERRAMENTO:


Art.26 O cerimonial de abertura será o oficial, sendo obrigatória a participação de todas as equipes inscritas.


§ 1º - A equipe que não cumprir este dispositivo será passível de exclusão do torneio.


§ 2º - Recomenda-se às equipes levarem suas bandeiras (da escola, Cidade, Estado, etc.) para tornar mais belo e cívico o cerimonial.


IX - DA JUSTIÇA E DISCIPLINA:


Art.27 O atleta que participar de forma irregular de qualquer partida, estará automaticamente eliminado da competição. 


Art.28 A Escola que incluir atleta inscrita irregularmente ou por má fé, estará automaticamente eliminada da competição. 


Art.29 Quando uma equipe for eliminada da competição, serão anulados todos os seus resultados obtidos, inclusive para o caso de desempate entre duas equipes que tenham jogado contra ela. 


Art.30 A equipe que por qualquer razão se recusar a continuar a disputa da partida, depois de advertida pelo árbitro, ainda que permaneça na quadra, será considerada perdedora por WO, além de ser passível de outras penalidades prevista nas leis do jogo e deste regulamento.  


Art.31 Todos os participantes desta competição (jogadores, técnicos, diretores, acompanhantes, etc.) serão considerados conhecedores deste regulamento, devendo respeitá-lo e sendo punidos os que venham transgredi-lo em qualquer um de seus dispositivos legais.


Art.32 O participante da competição, seja atleta ou dirigente, se desqualificado de um jogo, ficará suspenso automaticamente na partida seguinte em que sua equipe for participar.


Parágrafo único: Caso a desqualificação seja ocasionada por motivos de agressão a árbitros, atletas, etc., os infratores serão eliminados da competição e ainda ficarão passíveis das sanções impostas pela justiça comum, em conformidade com o código penal, e ou código civil. 


Art.33 Todas as partidas do Torneio serão dirigidas por árbitros pertencentes à Associação de Árbitros ou por ela indicados ao Comitê Técnico.


Parágrafo único: O árbitro será a autoridade máxima dentro do campo de jogo.  De seus atos e decisões não caberão Recursos.


Art.34 Os recursos deverão ser apresentados ao representante do Comitê Técnico, em até 1 (uma) horas após a partida onde os fatos ocorreram. Após esse prazo, o resultado estará automaticamente homologado, não cabendo mais representação.


§ 1º Caberá exclusivamente ao impetrante o fornecimento de provas das irregularidades denunciadas.


§ 2º Não serão apreciadas representações que não forem firmadas pelo Responsável da equipe junto aos Organizadores do Evento.


§ 3º A Organização do Torneio não se responsabilizará por acidentes ocorridos com atletas ou dirigentes antes, durante ou depois de qualquer jogo.


Art.35 Será constituída a Comissão de Justiça Disciplinar da competição, para julgamento de transgressões e recursos.


 


X - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS:


  Art.36 A ORGANIZAÇÃO DO TORNEIO INTEGRAÇÃO se reserva no direito de admitir e no direito de excluir da competição qualquer equipe que infrinja ou altere gravemente o desenvolvimento da mesma.


 Art. 37 Os casos omissos neste Regulamento Geral e nas demais normas e regras que regem o voleibol serão resolvidos pela Comissão Organizadora.


                                                                                                                                              


                                Comitê organizador

 

 


 
 
Home  |  O que é a APV  |  História  |  Modalidas  |  Fotos  |  Campeanatos  |  Cursos |  Arbitragens  |  Eventos  |  Terceira Idade  |  Contato
Criação de Sites & Loja Virtual